
Quancktico é um aplicativo pensado para do auxílio no estudo de discentes de exatas.
A ferramenta conta com livros digitais, anotações pessoais, interações em trechos do livro entre outras funções.
Quancktico: Aplicativo de estudo de exatas
A aplicação foi pensada a partir da dificuldade percebida na aprendizagem de alunos, especialmente de exatas, no ensino à distância. Portanto, discentes foram entrevistados e questionários foram feitos para entender mais profundamente o problema.
A partir da análise de mais de 100 respostas no questionário e 5 entrevistas com diferentes perfis de usuários, traçamos as 3 personas que dariam norte ao desenvolvimento do aplicativo.
Sobre o projeto

Pesquisa com Usuário
Formulário
Para coleta de informações sobre o problema do usuário, foi feito um formulário no Google, visto que este pode coletar informações de modo anônimo. Composto de perguntas, tanto de escolha múltiplas, quanto extensas o formulário visava entender as estratégias utilizadas e dificuldades encontradas pelos alunos no estudo de exatas.
A distribuição foi feita de modo on-line, por meio de redes sociais, para estudantes de diferentes áreas do campo de exatas na Universidade de São Paulo.
127
Respostas foram coletadas, dentre vários perfis de alunos, como: dupla formação, calouros, veterano, graduação, pós-graduação etc.
Resultados
Apesar da variedade de perfis dos estudantes, o os métodos de estudos, assim como as dificuldades e reclamações relatadas pelos participantes, convergiam para pontos semelhantes. Em posterior análise, dada pela realização de entrevistas semi-estruturadas com outros estudantes da área de exatas, estes dados somente se comprovaram. A partir de desta informação, foram criada as três personas do projeto.
Personas
ANA estudante veterana
Antes de entrar na graduação, fez 2 anos de cursinho popular enquanto trabalhava. Está no 3º ano da graduação e já sabe conciliar estudos com o trabalho. Tem como objetivo fazer uma pós-graduação, mas não sabe ainda em qual área de estudo, portanto busca fazer futuramente iniciação científica.
Dores
Deseja mais praticidade no dia-a-dia, perde muitas horas no transporte público, não possui tanto tempo para estudar enquanto trabalha e neste período dispões somente do celular.
LUCAS estudante calouro
Entrou na Faculdade de Física após terminar o Ensino Médio. Ainda está procurando o melhor jeito de estudar e conciliar sua vida social e hobbies, mas acaba procrastinando ao jogar com amigos. Tem o apoio dos pais e não precisa trabalhar enquanto estuda. Seu objetivo é consegui socializar sem repetir matérias na faculdade.
Dores
Quer fazer amigos e vivenciar a faculdade, relaxar e jogar. Sente-se muito só e cansadov com a grande demanda da faculdade, muito diferente do Ensino Médio.
MÁRCIO professor
Professor do IFSP muito ativo na área acadêmica, começou recentemente a escrever livros com base nas notas da sua aula, interage muito com alunos e colegas de pesquisa. Sempre atento ás novidades e artigos lançados em sua área. Tem como objetivo aumentar o reconhecimento da sua área de pesquisa dentro do instituto, atraindo mais alunos para o seu grupo de pesquisa.

Dores
Gostaria de deixar seu marco na academia escrevendo um livro de relatividade assim como livros internacionais que possam atrair mais alunos para a pesquisa, pois acredita que ainda há um deficit de livros e os existentes não possuem didática que atraia os alunos.